Fê, meu amor!
Confesso que durante todos esses dias não tive a menor vontade de escrever.
Faz duas semanas que estou em Buenos Aires e ainda tenho mais três pela frente. Que delícia é essa cidade. Uma São Paulo mais organizada, menor e mais européia. Há várias salas de cinema, museus e teatros por aqui. Como a cidade é beeeeeem menor que São Paulo e o centro é vivo, fica fácil estar ir a vários lugares. Eu, por exemplo, já fui 4 vezes ao cinema, uma ao teatro, em dois museus e a três feiras de rua. Em duas semanas!!! E olha que eu não tô uma turista enlouquecida que precisa conhecer tudo o mais rápido possível.
Eu não sou muito de comer doce, você sabe. Mas aqui eu estou simplesmente viciada em Dulce de Leche. Os sorvetes aqui são demais, perdem por muito pouco para os italianos que eu tomei em Florença. E a cada esquina da cidade há uma confeitaria, tipo as nossas padarias, só que especializadas em facturas, pãezinhos doces recheados. Os meus preferidos? De dulce de leche, claro. Custam só 1 peso...
E os vinhos? Baratíssimos!!! Buenos Aires não está mais tão barata como diziam ser há alguns anos, mas mesmo assim eu já sai pra jantar várias vezes e sempre tomei vinho. Muito bom.
Como uma boa cervejeira que sou, sempre que posso sento num bar e peço uma Quilmes e uma empanada de jamón e queso (queijo e presunto), como fazem quase todos os argentinos.
Você ia amar as feiras de rua daqui. São várias, por sinal. Eu moro em Palermo, o bairro mais badalado, onde estão vários restaurantes, bares e lojas descolados. No final de semana, aqui tem a feirinha da Plaza Serrano. Em San Telmo, um bairro antiguinho, todo charmoso, tem uma feira de antiguidades tipo a da Benedito Calixto, só que bem maior. Comprei um brinco rosa num brechó por lá. E na Recoleta, bairro de gente rica, tem outra feirinha de artesanatos e roupas. Lá comprei um chapéu todo retrô, rs. Outro lugar que você ia amar, e minha mãe também, é a livraria El Ateneo, da Avenida Santa Fé. Ela fica dentro de um antigo teatro, tipo o Municipal de São Paulo, sabe? Incrível. É considerada uma das mais lindas do mundo.
Puerto Madeiro era o antigo porto de Buenos Aires. Superimportante para toda a Argentina. Estava abandonado e faz alguns anos que foi restaurado. Hoje virou o ponto turístico para turistas abonados. Nas margens dos diques estão empresas importantes, apartamentos caríssimos, restaurantes e baladas igualmente caras. Fui numa balada lá na sexta passada.
Ainda não conheci La Boca, mas assim que puder eu vou. É um bairro antigo também, mas que virou periferia e depois revitalizado. Dizem que tem casinhas coloridas e coisas bacanas para ver. Depois eu te conto como foi.
O que eu mais gosto de fazer é sair andando pelas ruas e avenidas cidade. Como eu disse, a cidade é pequena e com disposição dá para ir andando para todos os lados. Agora ta fazendo bastante frio e alguns dias chove, então eu tenho que ter bastante disposição MESMO para sair andando. Uma coisa ruim desse tempo é que me dá preguiça de ir aos parques de Palermo, que são lindos. A cidade toda é super arborizada, para falar a verdade. No centro e nos bairros mais afastados há várias praças lindas. Cidade européia...
Sabe uma coisa que eu adorei? O cabelo das argentinas. Bom, elas são lindas, mas o jeito como elas arrumam o cabelo é demais. Sempre uma presilinha, um tic-tac, alguma coisa para enfeitar. Fora o corte, todo repicado e modernoso. Adorei! Mas sabe que nem todos os homens têm mulets? Falando nisso, tenho que dizer, porque até a minha mãe já me perguntou isso: sim, o que dizem é verdade, os homens argentinos são LINDOS. No metrô, na rua, o hippie que vende coisas da calçada, todos, rs.
Segunda que vem é feriado aqui, então eu vou para Mendoza visitar a Eliana, minha amiga argentina. É a cidade do vinho, no pé da Cordilheira dos Andes e próxima ao Aconcágua. Vou comprar um vinho bem gostoso para a gente tomar quando eu voltar, tá?Na primeira semana de junho quero ir a El Calafate, ver as gelerias de Perito Moreno. Pelas fotos que vi, deve ser lindo. Se não me engano, tá chovendo por lá agora...ui!
Por enquanto é isso, Fefs. Depois te escrevo e conto mais. Afinal, tô de férias, né? Não quero gastar meu precioso tempo em frente ao computador... E não vou postar fotos para não perder a graça. Quando eu voltar fazemos um jantarzinho lá em casa regado a vinhos argentinos e eu te mostro tudo. Que tal?
Te amo, pequena.
Beijos, Gabi
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Viajar é viver o meu infinito particular
Marcadores:
Chamou nossa atenção,
FilosoFadas,
Lembranças da vida real
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Gabi, que delicia essa trip, aproveita tudo...
Agora, estou me convidando para esse jantarzinho na sua casa para saber como foi hein? hahahahahaha
Beijokassssssssss
Eu sei que a carta é pra Fe, mas mesmo assim, vou invadir.
Gabizinha minha flor, me diz o que é Buenos Aires? Não dá pra entender o porquê do nome?
As duas vezes que pisei aí, tive a certeza que alguma coisa minha pertence a essa cidade.
Aí fui ler esse seu textinho e tenho tanta coisa pra dividir com vc...
- eu adoro Quilmes! Já me falaram que nem é tão boa no quesito "qualidade de cerveja" mas nem ligo. Adoro.
- AMO o aciento porteño. Me encanta cuando dicen : "preciosa"
- Quando for até a Boca, repare como eles têm algo muito parecido com nós.
- E o metrô deles que é de 1912? Dá pra acreditar?
- A gente nunca fez uma mísera música pro Pelé enquanto eles têm umas 400 pro Maradona - pura passion.
- Sim, elas são lindas, mas neuróticas, sabia que é o maior índice de anorexia do mundo?
- E eles? ah... e eles...
- Palermo Soho é o que há!
Se divirta, minha linda.
Beijos e saudades
A mulherada morrendo de inveja do MEU textinho... hihi
Ainda bem que vc tá amando! Pq só assim pra justificar a saudade enorme que eu to sentindo.
Amo, e não vejo a hora do nosso jantarzinho regado á vinhos e novidados argentinas =)
E o espanhol como vai?? Fiquei com vontadinha de ir pra Buenos Aires depois do seu relato apelativo... Ainda mais com uma feirinha hippie onde o hippie eh charmoso E fala espanhol haha
Postar um comentário