quinta-feira, 31 de julho de 2008

Lealdade é o mais importante

Até um tempinho atrás eu acreditava que, assim como consideração, intimidade era para sempre. Com os pais, com os amigos, com o namorado e até mesmo com o ex-namorado. Eu jurava que não dava para não ter ou deixar de ter. Tinha plena certeza de que uma vez conquistada, a intimidade ficava para sempre, que nem andar de bicicleta. Mas hoje, infelizmente, aprendi na marra que a vida real não é bem assim. Pelo menos quanto à intimidade. Basta uma pequena distância, física ou não, para que tudo aquilo acabe e você se sinta a pessoa mais estranha do mundo ao lado de quem foi o seu maior porto seguro. É claro que há exceções, mas na maioria das vezes acontece assim. Que pena.

Agora, uma das coisas que eu não deixo (ou não quero deixar) de acreditar é que junto com a verdadeira intimidade vem de brinde a lealdade - feita de respeito, carinho e consideração, mas principalmente respeito.

Sempre defendo a minha teoria de que em um relacionamento lealdade é muito mais importante que fidelidade. Eu, particularmente, não acredito em fidelidade da maneira como ela é definida pelas pessoas hoje em dia. Sou muito mais as definições do dicionário, como “dedicação amorosa”. No fim, a fidelidade é relativa. Cada um tem o seu jeito de ser fiel, de entender a traição.

Intimidade é saber olhar no olho do outro e conseguir decifrar suas necessidades. E com a lealdade é possível agir da melhor maneira possível, ser sincero, abrir o coração e deixar sair a verdade, sem medo, porque sabe-se que do outro lado também há lealdade. E com intimidade é possível deixar-se conhecer, deixar-se ser decifrado, sem medo também. Entre pessoas intimas e leais não há porque ter medo e exigir fidelidade, porque a verdade vai ser sempre dita, da melhor maneira possível. E eu acredito nisso. Apesar de às vezes me decepcionar com aqueles que considero íntimos e leais, eu acredito nisso.


Dicionário Houaiss

Intimidade

1 a vida íntima
2 relação muito próxima; amizade íntima
3 ausência de cerimônia; familiaridade

Lealdade
1 respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade
2 fidelidade aos compromissos assumidos
3 caráter do que é inspirado por este respeito ou fidelidade

Fidelidade
1 característica, atributo do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito quase venerável por alguém ou algo
2 constância nos compromissos assumidos com outrem
2.1 compromisso que pressupõe dedicação amorosa à pessoa com quem se estabeleceu um vínculo afetivo de alguma natureza


Leia também: Essa vida moderninha

5 comentários:

Anônimo disse...

Ganhou um leitor!

Victoria disse...

Adoro suas reflexões sobre a vida, Gabinha...

Meninas, o blog está demais!

beijinho de uma assídua leitura

Uma Ju disse...

amore,
concordo com vc: acredito na leadade, mas não sei se acredito mto na fidelidade, essa monogamica e cristã que quase todos apregoam por ai, inclusive eu mesma.
intimidade acho que se perde sim, gaybis. basta uma rusga, pronto. não importa mais em que situação/posição vc viu o outro. é chato, mas é a vida.
em protesto, deveriamos sair todos por aí peladões, assim a gente já virava íntimo de todo mundo e, pronto. sem mistério, sem expectativa, no frustration!!!
amo vc, miga.

Vanessa Nassif disse...

Gabiiii!!!
Fantásticamente fantástico.
Concordo com vc em gênero, número e grau.

Nunca tinha pensado sob esse aspecto, e realmente, lealdade descreve mto melhor meu conceito de fidelidade do q o próprio conseito da mesma palavra. hahaha

Mto bom!
Impressionante como a gente vive e pensa um monte de coisa igual.

Certa sempre esteve a Fezinha q vivia me dizendo q eu tinha q te conhecer q a gente ia se dar mto bem! hahahaha

Bjossss, lindona.

Vanessa Nassif disse...

* conCeito.

Não sou analfabeta! Foi erro de digitação! Juro! hahahaha