quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Paixão Nacional


Eu sou um pouco suspeita pra falar, já que sou apaixonada por futebol desde criança. O que podia ser estranho para uma menina, na época, mas hoje é mito, todo mundo (ou quase) é apaixonado por esse esporte.

Ver 11 homens correndo atrás de uma bola com o objetivo de chuta-la num quadrado pode parecer um tanto quanto entediante, mas quando envolve o time do peito, do coração, a coisa muda de figura. São 11 homens que estão defendendo a história de um clube, que estão fazendo parte da sua história.

Quando eu estava no colégio, no primário e no comecinho do ginásio, os meninos da escola subiam pra quadra só pra jogar “borrão”, que é basicamente pegar uma bola de futebol, na verdade uma de borracha que dá pra colocar mais força, e chutar em quem estivesse na frente, quem levasse bolada saia. Uma queimada um pouco mais agressiva e com os pés. Nem preciso dizer que eu era a única menina que adorava esse jogo! Minhas amigas ficavam do lado de fora da quadra só assistindo, inconformadas com a minha vontade de jogar aquilo. Mas era extremamente divertido.

Jogar futebol eu nunca fui muito boa, tendo em vista que sou bailarina desde os 6 anos de idade. A bola vinha perto de mim e eu levantava a perna na orelha para pega-la, o que é errado, já que pode-se usar a cabeça e o peito. E minha corrida também é um pouco dançada, digamos assim, corro na ponta dos pés, e com os braços armados, como me ensinaram a correr em cima de um palco. Mas isso nunca me impediu de me enfiar em jogos por aí, claro, sempre que tinha um bom samaritano para me defender, porque mulher em jogo de homens só atrapalha.

Futebol é quase um evento, seja no estádio, pra sentir a emoção das torcidas, os gritos, o incentivo, as músicas, a garra dos jogadores ali, tão pertinho. Seja em algum barzinho, tomando cerveja e comendo um petisco, ouvindo as outras mesas comentarem o jogo, as torcidas se dividirem.

Eu tive o privilégio de trabalhar com futebol, e pude pisar no gramado, enquanto a torcida do meu time gritava o nome de um dos maiores craques da época. É uma sensação indescritível, fiquei arrepiada dos pés à cabeça, e lógico, chorei! Quem apenas gosta de futebol, ou ouve falar de vez em quando, nem imagina que quase todos os dias da semana tem algo acontecendo na cidade e no país relacionado com o esporte.

Futebol é uma paixão nacional tão grande, que todo mundo tem dentro de si um comentarista, um técnico, um preparador físico e um jogador enrustido. Quem gosta de futebol mesmo sabe todos os títulos que o time do peito já ganhou, todos os campeonatos que perdeu, que participou ou deixou de participar, diretores, jogadores, de cada ano e de cada conquista.

Torcer é muito bom! Vibrar, ganhar e até perder com o time é algo inexplicável, e só quem gosta mesmo entende do que eu to falando.

Nenhum comentário: