quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A visão e suas perspectivas

Gostei dessa história de escrever sobre os sentidos, e esse final de semana pensei nos outros e resolvi escrever sobre a visão.
Visão tem um sentido real e um literal de se falar sobre. Tem a visão daquilo que realmente se vê; e a visão como uma perspectiva de algo, o seu “ponto de vista” sobre determinado assunto.

Poder ver, enxergar as coisas é algo para se agradecer todos os dias, principalmente quando vemos as coisas lindas que esse mundão tem a nos oferecer. Ver a Lua brilhando lá no céu seja parecendo um pedacinho de unha, ou um queijo amarelão, com aquele coelhinho no meio. Ver o mar logo que chega na praia, ficar só observando as ondas e toda a dança que ele faz e nos encanta. Ver uma flor, ou um monte delas, coloridas. Ver uma borboleta, tem coisa mais linda? Ver o sorriso de um baby, ou de alguém que se goste muito. Aliás, experimente sorrir sem motivo, pelas ruas. Sempre gera um outro sorriso, é algo que contamina. Ver animais livres brincando. Ver um cachorro dormindo.

Outra coisa que eu sou alucinada desde criança são as cores. Ver aqueles lápis de cor em cores dégradé na caixa. Ver esmaltes na prateleira da manicure. Ver roupas penduradas na loja arrumadas pela mais escura até a mais clara. Cores de maquiagem. Cores de lã para tecer.

Quis escrever esse texto, pois o que me chamou atenção sobre a visão foi o céu. O céu nos diz muito mais coisa do que reparamos, mas sempre o obedecemos. Se quando acordamos o céu está azul, com poucas nuvens e ensolarado, o dia já tende a ser melhor, com mais energia. Se estiver acinzentado e com muitas nuvens já ficamos mais introspectivos, pensativos, negativos. E tem também aquele céu de quando está amanhecendo, um alaranjado, que vai ficando amarelo, ate amanhecer por completo. E na minha opinião o melhor céu de todos, do final da tarde, de quando o sol vai se despedindo e a lua dizendo oi. Em tons de lilás e azul se misturando.

Agora a visão num sentido figurado, é mais difícil de se entender e até mesmo de perceber. Ter a própria visão sobre determinado assunto é algo polêmico, mas muito gostoso de ser discutido. Tem pessoas que tem seu ponto de vista e o defende até a morte. Tem os indecisos que tem um ponto de vista, mas que se ouvem outro mais convincente acabam mudando de idéia. E tem os em cima do muro, que não expõem o ponto de vista, mas que guardado lá na cachola tem algum sim.

As coisas ruins sobre a visão deixarei no silêncio, já que todos os dias somos obrigados a ver, são jogadas em cima de todos, a toda hora. Acredito que seja hora de fazermos realmente alguma coisa para mudar esse mundo que está chorando, chorando com os olhos que pedem desesperados para ver as coisas belas.

Um comentário:

Fábio Black disse...

Fe!
adoro seu blog! essa sua amiga tem umas frases boas tbm...
eu descobri que amo meu blog, que amo escrever e que isso ajuda mto no dia a dia.

saudades!