quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Prata da casa

Nome: Gabriela Borges, a Gabi
Idade: 22 anos
O que mais ama no jornalismo: Sempre aprender coisas novas e curiosas, viajar para lugares legais e escrever
Um projeto: Viajar pelo mundo e fazer um curso de jornalismo na Europa

A nossa consultora
Para comemorar o primeiro ano da NaturaMov>, resolvemos apresentar uma consultora que conhece a revista bem de perto: a nossa repórter Gabriela Borges. Além de escrever ótimas reportagens, a Gabi também é uma consultora para lá de eficiente

Por Flávia Fontes

Todo dia na redação da NaturaMov> tem alguém procurando a Gabi. Ela é nossa consultora “oficial” e, como toda consultora, seu exemplar da Revista da Natura roda de mãos em mãos por aqui. Esse, aliás, é um de seus grandes truques: sempre está acompanhada da Revista. “Sempre estou com ela na bolsa. Mesmo que eu vá a um churrasco, por exemplo, eu a levo. Não fico oferecendo, mas pode ter alguém que queira alguma coisa”, revela.

Foi assim desde o começo. Ela lembra que em seu primeiro ciclo estava com medo de não conseguir a pontuação para fazer os pedidos. Aí aconteceu o inesperado, um dia na faculdade (Gabi cursa o último ano de jornalismo), caiu uma chuva muito forte e ninguém saiu da sala de aula no intervalo. Resultado: como estava com a revista na bolsa, começou a mostrar e logo fechou seus primeiros pedidos. Desde esse dia, conquistou muitos clientes entre os colegas de curso.

A Gabi gosta de vender e por isso, mesmo com pouco tempo de consultoria - começou em outubro de 2005 - já elaborou um monte de estratégias. Entre elas está um pequeno estoque de produtos para pronta entrega. No fim do ano, Gabi comprou um kit de Natal dos sabonetes tododia (em tamanho mini), separou um de cada fragrância e guardou em saquinhos separados para levar na bolsa. “Se uma pessoa está em dúvida, eu tenho os produtos para que elas possam sentir o perfume”, revela. A mesma tática ela usa com as amostras de perfume: sempre que alguém quer comprar um perfume, oferece as opções de fragrâncias.

Vida de repórter
A Gabi começou a trabalhar aqui na NaturaMov> em agosto do ano passado. Mas antes disso, ela já fez bastante coisa. Durante dois anos fez estágio em uma assessoria de imprensa. Depois, conseguiu ser estagiária na TPM (Trip para Mulheres), uma das revistas aqui da editora Trip (onde fica a nossa redação). Logo passou a escrever matérias para a Gol e a Pão de Açúcar. Para melhorar ainda mais na profissão, a Gabi resolveu parar um pouco e foi estudar inglês na Austrália. “Achei que era a melhor forma de aprender e, como gosto muito de viajar, uni o útil ao agradável”, diz. Nove meses depois, estava de volta ao Brasil e ao jornalismo: de novo aqui na editora, veio ajudar no site da revista Trip. Em pouco tempo, outra mudança: foi fazer o projeto editorial do site Pesca e Cia. Ano passado, a Gabi finalmente foi contratada pela NaturaMov>. “Foi a primeira vez que tive um rotina de repórter de verdade e senti uma responsabilidade maior”, revela. E ser consultora ajuda a ser repórter? “Ajuda, eu conheço mais os produtos e escrevo melhor”, diz. Nós concordamos com ela.

Os campeões de venda na redação
Ekos Castanha - polpa hidratante para as mãos
Shampoo UVplant
Sabonetes da linha Tododia

Dicas da Gabi
Ficar sempre com a revista na bolsa
Ter alguns produtos para a pronta-entrega
Montar alguns kits com sabonetes para as pessoas poderem escolher a fragrância
Ser muito organizada. “Anotar quanto vendeu, quanto comprou, qual seu lucro”
Anotar o que as pessoas compram. “Você pode oferecer os produtos novamente”

Conquistas da Gabi
Conseguiu guardar dinheiro. “Todo meu lucro vai para a poupança”
Conheceu mais gente
Acaba conversando com pessoas de áreas diferentes da revista



Ontem uma amiga aqui da redação me pediu uma informação sobre a NaturaMov>, revista que eu fiz por alguns meses na Trip e eu achei uns textos antigos. Quando íamos comemorar 1 ano da revista, a Natura resolveu acabar com o projeto por "questões estratégicas" (sempre elas). Mas nós já tínhamos feito a edição inteira, que nunca foi publicada. Eu escrevi uma matéria ótima sobre homossexualidade - a Natura era beeem menos careta - e a Flavinha, minha chefe na época e grande amiga hoje em dia, fez um perfil sobre mim. Sim, sobre mim! Fiz também o meu primeiro ensaio de fotos. Eu era repórter da revista e Consultora Natura - vendia horrores na Trip naquela época. O objetivo da matéria era celebrar o aniversário da revista com uma “prata da casa”.

Isso foi em 2005, faz três anos e eu tinha 22. Engraçado, muita coisa mudou. E eu sou jornalista, então é duplamente engraçado, pois eu costumo entrevistar e não ser entrevistada.

Minha vida tá diferente. Fiquei dois anos como repórter das revistas da Natura e depois um ano como editora. Mas acabei rodando ainda mais pela Trip e hoje sou repórter de outras revistas. Não sou mais Consultora, depois de tanto tempo não conseguia mais ouvir falar em Natura. Comprei um carro, terminei com o namorado, fui pra Europa, me formei na faculdade. Hoje, já não tenho mais o curso de jornalismo fora do Brasil como prioridade. Penso nisso, mas tenho cogitado comprar um ap e fazer uma pós por aqui.

Me fez parar para pensar...

5 comentários:

Uma Ju disse...

isso me fez lembrar do gil, o cantor, "tempo-rei, ó tempo-rei, ó tempo-rei, transformai as velhas formas do querer". sabio ele, não? o tempo, não o gil. rs... quer dizer, o gil tmb, amém.

ps:. e vc cada vez mias linda, cada vez mais...

Mariana Dall' Acqua disse...

ADOREI
e como muda
e complementando minha amiga JULIANA BANANA:
"roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião..."

Fê Nogueira disse...

E por falar em mudanças né.. ese é o tópico do dia!!!

Vc sempre muda pra melhor. Um orgulhinho da minha vida!!

Pedro Henrique Carvalho disse...

Quer dizer que você vai nos churras só pra vender creminho?

Unknown disse...

ola Gabriela
sou Fernando.Tb sou Cons. Natura e estou iniciando minha MOnografia e gostaria de saber se vc tem em arquivos a Revista Natura Mov> tem muitas informações sobre Responsabilidade Social (Tema de minha Monografia)
e tb gostaria que vc indicasse algum site sobre a revista...aguardo retorno....
pode mandar para o email. phe_1986@hotmail.com

muito Obrigado!!!!!