quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O cheiro do ralo? Não! O cheiro de tudo!

Eu tenho, como muitos amigos meus adoram dizer, o nariz um pouco avantajado. O que pra mim nunca foi problema, já que eu nunca me privei de nada por causa dele. Talvez seja exagero desses amigos zombeiros. Mas o que eu quero falar é sobre o sentido do nariz, o olfato. Não sei se é por causa do tamanho, ou se é algo cerebral, mas eu sinto muito o cheiro das coisas, arriscaria dizer que dos meus 5 sentidos, é o mais apurado.

Cheiro das pessoas. Pra mim é importantíssimo! O cheiro da pessoa tem que ser agradável, e eu não digo o cheiro do perfume, ou do creme, do shampoo, nada disso. A pele de cada pessoa tem um cheiro único, e eu consigo sentir. Tem o cheiro da respiração, que não é o bafo, é o cheiro da respiração mesmo, que sai do nariz. Cheiro da roupa no corpo, cheiro do cabelo um dia após ter sido lavado. Cheiro do corpo quando acorda. Cheiro do colo da mãe. São cheiros que talvez eu não quisesse sentir, mas que sinto, e que quando são bons, me agradam e muito. Dá uma sensação de intimidade.

Cheiro de coisa nova. Um dos meus preferidos. Cheiro de carro novo, que é um cheiro que eles colocam, sabia? Eles fazem um “perfuminho” com aquele cheiro e jogam pelo carro, tudo pra enganar o cérebro. Incrível! Cheiro de tênis novo, de roupa nova. Cheiro de filhote de cachorro, aquele cheirinho de leite no fuço. Cheiro de nenê.

Cheiros tradicionais. Existem aqueles cheiros que são ditos em todo lugar, e são preferências nacionais. Como por exemplo: cheiro de grama molhada! Cheiro de refogado, cheiro de brigadeiro. Cheiro de perfume de nenê.

Na minha opinião o cheiro de praia, sem dúvidas é o melhor de todos. Cheiro de piscina, aqueles bem fortes mesmo. Cheiro de gasolina no posto, cheiro de cola Pritt, cheiro de esmalte na unha feita, cheiro do molho de tomate da minha avó, cheiro do meu travesseiro, cheiro de sol e de chuva. Cheiro de casa fechada da minha de Ubatuba. E como não poderia deixar de ser, cheiro de Baunilha.

Cheiros também trazem lembranças, muitas lembranças. Cheiro do perfume de alguém, que remete a uma cena, de algum dia, em algum lugar. Muito vago? Mas tenho certeza que se você parar pra pensar (cheirar) vai lembrar. Como diria a campanha da Natura “a rotina do perfume é a lembrança”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito fê...!!!
eu te entendo perfeitamente!
minhas namoradas sempre acharam muito estranho quando eu dizia "to sentindo teu cheiro"...
"mas eu nem coloquei perfume"...
"não múmia, to sentindo seu cheiro"...

inclusive o cheiro de quando elas "querem", é delicioso...hahah
anyway...
me identifiquei com teu texto...
continue "cheirando" por ai...
tem muita coisa boa ^^

bjks =o***

Gabi Borges disse...

Hahahaha, adorei o "não múmia, to sentindo seu cheiro"!

Anônimo disse...

huahuahuahuhuahua...
soltei uma risadinha: "não múmia, to sentindo seu cheiro"!

Nao sabia que vc tinha um blog, eu tbm tenho, mas ando sem tempo de postar, assim que escrever um texto novo te mando fê!

congrats!
bjinhos, JANA.(patota)

Pric´s disse...

Fê, seus textos estão cada dia melhores!
Adoro ler os textos de vocês...
Além de amar as duas muitooo!
Lembram do cheiro da escola? E da coxinha da cantina? huahauahuaha
AMOOOO